Medicina Integrativa

Medicina que combina a medicina convencional com a medicina natural. Esta combinação gera melhores resultados no tratamento.

Integra muitos dos conhecimentos historicamente disponíveis para o diagnóstico e tratamento de doenças. Integra também todos os órgãos do corpo em uma unidade funcional, incluindo a mente, e integra e faz partícipe o paciente no processo de prevenção e melhora da sua saúde.

A Medicina Integrativa é um movimento a nível mundial, um novo enfoque médico que estuda a pessoa de maneira global, integrando na medicina convencional outras técnicas seguras e eficazes. Centra-se em analisar e tratar a causa do problema de saúde sempre que seja possível. Requer um paciente pró-ativo, que participe do seu processo de melhora ou cura e tem especial ênfases nas modificações dos hábitos de vida: cuidado na alimentação, exercício adequado, estilo de vida e bem estar e na prevenção de doenças.

Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Constitui vasto campo de conhecimento, de origem e de concepção filosófica, abrangendo vários setores ligados à saúde e à doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo dos fatores causadores da doença, à sua maneira de tratar, conforme estágios da evolução do processo de adoecer, e principalmente aos estudos das formas de prevenção, na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa.

A MTC enfatiza os fenômenos precursores das alterações funcionais e orgânicas que provocam o aparecimento de sintomas e sinais e que, muitas vezes são acompanhadas de anormalidades nos exames complementares e laboratoriais. O fator causal desses processos nada mais é do que o desequilíbrio da energia interna, induzido pelo meio ambiente (origem externa), ou pela alimentação desregrada, emoções retidas, fadigas.

A MTC aborda vários setores, destacando-se a alimentação, o tai chi chuan, a acupuntura, as ervas medicinais (fitoterapia) e o Qi Cong (treinamento interior).

A concepção filosófica chinesa a respeito do Universo está apoiada em 3 pilares básicos: a teoria Yang/Yin, dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras)

Fitoterapia

Fitoterapia significa tratamento com vegetais, planta, ervas. Ou seja, utilização de plantas medicinais para fins terapêuticos.

Baseando-se nas teorias da Medicina Tradicional Chinesa, a fitoterapia chinesa trata os desequilíbrios funcionais – drenar os excessos e tonificar as deficiências. Como exemplos, podemos usar ervas frias para drenar o Calor e Fogo, usar ervas quentes para expulsar o Frio, usar ervas para tonificar deficiências de Yin, Yang, Xue ou Jing

Hoje encontra-se amplamente difundida, inclusive nos principais países do ocidente; observa-se uma tendência mundial de reaproximação com a natureza para alcançar melhor qualidade de vida, tratando a causa do desequilíbrio, segundo a MTC. A terapêutica é capaz de tratar patologias complexas de difícil resolução.

Fórmulas Magistrais Chinesas

As Fórmulas Magistrais Chinesas (FMC) são preparações complexas que utilizam ingredientes de origem vegetal, mineral e animal, consagradas pelo uso e com efeitos terapêuticos comprovados através de literaturas e compêndios chineses, provenientes do acúmulo de experiências e da melhoria de conclusões teóricas de gerações de médicos chineses mais atuantes. São fórmulas milenares e de apresentação em extrato seco, chás, tea pills, tinturas, sendo o extrato seco o que melhor obtém resultados. Extratos secos são concentrados de ervas ou formulações herbais, produzidos a partir de técnicas modernas de extração, concentração, secagem e granulação.

Para a utilização das Fórmulas Magistrais Chinesas, é necessário um bom domínio das teorias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as quais são base para que se estabeleça um diagnóstico correto e assim possibilite a prescrição correspondente.

As fórmulas magistrais são um preparado de várias ervas diferentes, em proporções também diferentes, criando uma combinação harmônica para se conseguir o efeito desejado no tratamento da desarmonia de cada paciente.

O tratamento através das fórmulas magistrais chinesas é uma opção no tratamento isolado ou combinado com a medicina alopática, homeopatia, acupuntura, entre outras terapias naturais, sendo uma ferramenta muito eficaz na obtenção de melhora da saúde dos pacientes.

A fitoterapia chinesa oferece um tratamento seguro e natural, alternativo à medicação convencional, para o tratamento de muitas doenças, como a insônia, depressão, ansiedade, problemas digestivos, asma, alergias, problemas menstruais, problemas de fertilidade, sobrepeso, tendinites, dores generalizadas ou localizadas, entre muitas outras, pois trata o indivíduo integralmente, indo até a raíz da origem da doença.

Acupuntura

A Acupuntura consiste na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha de acupuntura de pequeno calibre ou com calor, a fim de restaurar e manter a saúde.

A energia (Qi) é a forma imaterial que promove o dinamismo, a atividade do ser vivo. Manifesta-se sob dois aspectos principais, um com característica Yang, que representa a Energia que produz calor, a expansão, a explosão, a ascensão, a claridade, o aumento de todas as atividades, e o outro de característica Yin, a Energia que produz o frio, o retraimento, a descida, o repouso, a escuridão, a diminuição de todas as atividades.

A acupuntura tem a finalidade de promover a mobilização, a circulação e o fortalecimento das energias humanas, bem como a expulsão de Energia Perversas que acometem o indivíduo.

Ventosa

A ventosa é uma cúpula que, quando aplicada à superfície da pele, produz pressão interna negativa, tendo finalidade de promover o descongestionamento de Qi e Xue (Sangue) no nível dos Canais de Energia (Meridianos Energéticos)

Moxaterapia

É uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais, a mais utilizada é a Artemisia Vulgaris.

A aplicação de moxabustião tem finalidade de aquecer o Qi e o Xue (Sangue) dos Canais de Energia Principais e Secundários, promovendo aumento da velocidade na circulação energética desses Canais de Energia, potencializando a nutrição e a atividade dos Zang/Fu (Órgãos e Vísceras). A moxabustão é amplamente utilizada para restabelecer o equilíbrio energético nos quadros de deficiência dos Canais de Energia Yang (Principais e Curiosos), assim como circular e regularizar a Água Orgânica dos Canais de Energia, e consequentemente levar essa Água para nutrir e regularizar o Yang dos Zang/Fu (Órgãos e Vísceras)

Acupuntura Auricular

É uma técnica que visa harmonizar a função dos Zang/Fu (Órgãos e Vísceras) por meio do estímulo de pontos distribuídos em todo pavilhão auricular.

× Fale Conosco